Eventos

II Encontro Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e encontro na natureza

O Projeto Reikilibra USP esteve presente no II Encontro Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), realizado entre os dias 12 e 14 de setembro de 2025, em Analândia-SP, com a participação de instituições de destaque como o Ministério da Saúde, a Fiocruz, além de universidades e organizações que fortalecem o campo das práticas integrativas.

O evento reuniu especialistas, gestores e profissionais da saúde para debater os avanços, desafios e estratégias na implementação das PICS nos municípios paulistas, com uma programação repleta de oficinas, práticas e reflexões sobre a construção de políticas públicas integrativas e sustentáveis.

Práticas realizadas em conexão com a natureza marcaram o encontro, como a caminhada meditativa no Morro do Cuscuzeiro, a experiência fenomenológica baseada na natureza, Reiki e contemplação no Morro do Camelo.

Foi um momento de troca, aprendizado e fortalecimento da saúde pública integrativa, reafirmando a importância das práticas como o Reiki no cuidado ampliado e humanizado.

O encontro contou com transmissão online gratuita, com o apoio de importantes instituições acadêmicas e científicas, como o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), e também com a presença de autoridades públicas, entre elas a Prefeita de Ribeirão Preto, a Secretária da Saúde e do Turismo de Analândia-SP, reforçando a relevância política e social das PICS no fortalecimento do SUS.

O Reikilibra USP se orgulha de fazer parte dessa caminhada pela valorização das práticas integrativas e complementares em saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *